quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tradução de Provérbios e Ditos Populares - IV


Provérbio ou dito: É dando que se recebe
Significado: É dando que se recebe
Histórico: A origem é norte-americana e vem de São Francisco, mais especificadamente da Castro Street, reduto gay da cidade, por motivos óbvios. Originalmente: "It is giving that one receives".

Provérbio ou dito: Entrou areia
Significado: Surgiu algo inesperado, que estragou tudo
Histórico: Frase atribuída a primeira mulher do mundo, Eva, na primeira vez em que vazia sexo com Adão na praia: "Entrou areia, bem!!"

Provérbio ou dito: Escreveu não leu o pau comeu
Significado: Prometeu e não cumpriu...
Histórico: Sempre a velha e boa Cleópatra (boa em vários sentidos). Ela não queria mais saber de Marco Antônio, ele escrevia cartas e ela não lia. Marco Antônio foi lá e deu um pau nela (no sentido de surra sexual). Dizem que ela gostou tanto que, sempre que ele escrevia, ela não lia, ele ia lá e... pau nela!

Provérbio ou dito: Espremeu tem que chupar
Significado: Se você começou alguma coisa tem de ir até o fim
Histórico: Até hoje pairam dúvidas do que se estava espremendo, uma laranja ou um pênis. "Mas espremeu tem que chupar!"

Provérbio ou dito: Estamos aqui para o que der e vier
Significado: Estamos dispostos a tudo
Histórico: A frase inteira seria "estamos aqui para o que der e vier, especialmente se alguém vier e der", segundo textos encontrados em mictórios brasileiros desde o século passado. Cultura tipicamente popular.

Provérbio ou dito: Falar ao pau
Significado: Dar tesão em homem, excitar sexualmente
Histórico: Quem é que nunca falou com o próprio pau? Nesse caso, ao ver uma mulher gostosa, a cabeça de cima fala com a cabaça de baixo e ambas se erguem, imponentes.

Provérbio ou dito: Fulano é largo
Significado: Tem muita sorte
Histórico: Ou ainda: "Fulano tem um cú desse tamanho". Não consigo entender porque um sujeito "largo" tem sorte. Facilita a defecação? Será isso? Uma vez em Lins, com o ginásio lotado, se organizou um bingo. Um Gordini para o primeiro colocado. Um sujeito (famoso corno) ganhou, e abraçado com a mulher ouviu alguém gritar: "Você é largo, hem Zé?". A resposta foi imediata: "Eu não, é ela!!"

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pequenos gestos


 É curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados questionamentos do cotidiano... A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... Os milênios se sucedem, segundo a segundo... As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes... A importância do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes... Não fosse a gota, não haveria chuvas... O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo... As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia... Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias... É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à "Ave Maria", de Bach, e à "Aleluia", de Hendel... Nem mesmo Jesus, expressão maior do amor, dispensou a fragilidade do berço... Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade e perdão, dia a dia... Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta parcela que chamamos de "eu". Não é fácil nem rápido... Mas, vale a pena tentar!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tradução de Provérbios e Ditos Populares - III


Provérbio ou dito: Cutucar onça com vara curta
Significado: Meter-se onde não deve abusar da situação, estar em perigo eminente.
Histórico: Isso era uma brincadeira que os lacaios da corte faziam com Dom João VI famoso por seu pinto pequeno. "Onça" era o apelido (entre os serviçais) de Dona Carlota Joaquina, que, dizem, batia muito em D. João, porque ele nem sempre gostava de abusar da situação sexual. Não se sabe ao certo se por causa da vara curta. Mas como diria Marta Suplicy: "o importante não é o tamanho da vara de condão, mas sim a mágica...".

Provérbio ou dito: Dar a volta por cima
Significado: Recomeçar, sem se importar com o fracasso anterior.
Histórico: Apud Paulo Vanzoli no samba do mesmo nome, Dar a volta por cima. Quem conhece o samba (e quem não conhece?) entende o significado. Mas a verdadeira origem vem do milenar livro Kama Sutra, escrito entre o primeiro e o quarto século depois de Cristo. "Dar a volta por cima" é a posição número 69.

Provérbio ou dito: Dar com a língua nos dentes
Significado: Contar tudo, revelar segredos, alcaguetar.
Histórico: Algumas mulheres quando estão fazendo amor (dando) costumam dizer algumas coisas inacreditáveis, quando estão chegando ao orgasmo, já com a linguinha nos dentes entreabertos. Chegam até a revelar segredos, é a melhor hora para se perguntar algo a uma mulher. Li na Marie Claire.

Provérbio ou dito: Dar mais que chuchu em cerca
Significado: Facilmente, abundantemente.
Histórico: Chuchu é uma trepadeira herbácea, como é de seu conhecimento. A expressão começou a ser usada a mulheres que "davam" muito. A palavra chuchu vem do francês antilhano (chou-chou). E lá, as antilhanas dão muito. dão pra chuchu, que, aliás, tem um formato... deixa pra lá!

Provérbio ou dito: De grão em grão a galinha enche o papo
Significado: Pouco a pouco se consegue o inteiro
Histórico: Antigamente "grão" significava testículo (está no Aurélio). E "galinha" é a mulher que não presta. E o "papo" é aquele aumento do tamanho do pescoço, a partir do bócio. Então temos: "De testículo em testículo a prostituta enche o pescoço". Parece incrível, mas é verdade!

Provérbio ou dito: De saco cheio
Significado: Chateado, aborrecido, cansado, desanimado.
Histórico: Como você sabe algumas vezes quando a pessoa está 'com infecção de caxumba (infecção na carótida) não se cuida bem, a coisa desce para o saco escrotal, deixando as pessoas de "saco cheio" nos dois sentidos.

Provérbio ou dito: Deus escreve certo por linhas tortas
Significado: A expressão já é explícita
Histórico: Nunca li nenhum texto escrito por Deus. Talvez Ele tenha escrito apenas a tábua com os dez mandamentos. Mas ninguém viu o original porque Moisés sumiu com ele. Quem escreve mesmo por linhas tortas é o semianalfabeto.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Homem - NOVO MEDICAMENTO

INDICAÇÕES: Homem é recomendado para mulheres em geral. Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insônia, etc....
POSOLOGIA E MODO DE USAR: Homem deve ser usado pelo menos três vezes por semana. Não desaparecendo os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro. Homem é apropriado para uso externo ou interno, dependendo das necessidades da mulher.
PRECAUÇÕES: Mantenha longe do alcance das amigas.
Manuseie com cuidado, pois o Homem explode sob pressão, principalmente quando associado a álcool etílico.
É desaconselhável o uso imediatamente após as refeições.
APRESENTAÇÃO: Mini, Midi, Plus ou Super Mega Maxi Plus
CONDUTA DE OVERDOSE: O uso excessivo de Homem pode produzir dores nas ancas,dores abdominais, entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banhos de assento, repouso, e contar vantagem para a melhor amiga.
EFEITOS COLATERAIS: O uso inadequado de Homem, pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes. O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjoo, fadiga crônica e, em casos extremos, lesbianismo.
PRAZO DE VALIDADE: O número do lote e a data de fabricação, encontram-se no Bilhete de identidade e no cartão de crédito.
COMPOSIÇÃO: Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do complexo P.
Atenção: não contém SIMANCOL.
CUIDADO: Existem no mercado algumas marcas falsificadas, a embalagem é de excelente qualidade, mas quando desembrulhado, verifica-se que o produto não fará efeito nenhum, muito pelo contrário, o efeito é totalmente oposto, ou seja, além de não ser eficaz no tratamento das mulheres, podem agravar os sintomas e até inibindo o efeito do medicamento correto.
INSTRUÇÕES:
1 - Ao abrir a embalagem, faça uma cara neutra: não se mostre muito empolgada com o produto. Se fica muito seguro de si, o homem não funciona bem e vive dando defeito.
2 - Guarde em local fresco (homem fedorento não dá) e seguro (não esqueça que ele é o sexo frágil).
3 - Deixe fora do alcance daquela vizinha loira e sorridente. Ela pode fazer um estrago no seu produto.
4 - Para ligar, basta uns beijinhos no pescoço pela manhã. Para desligar, providencie uma noite de sexo. Ele dorme feito uma pedra e não diz nem boa noite (falta de educação é um defeito de fábrica).
5 - Programe-o para assinar os talões de cheque sem fazer muitas perguntas.
6 - Carregue as baterias três vezes por dia: café da manhã, almoço e jantar. Mais do que isso provoca pneuzinhos indesejáveis.
7 - Em caso de defeito, algumas táticas costumam dar certo: Comece escondendo o controle remoto. Se a falha persistir, cancele o futebol do fim de semana e o chopp com os amigos. Mas se o problema for grave mesmo, é preciso tratamento de choque: a única
solução é greve de sexo.
8 - Coisas que ele sabe fazer bem (trocar lâmpada, abrir vidro de palmito, azeitonas e maionese, abrir latas em geral, trocar pneu, carregar malas, pregar pregos na parede, trocar torneiras, chuveiros etc ) devem ser estimuladas.
ATENÇÃO:
Homem não tem garantia e todas as espécies são sujeitas a defeitos de fábrica, como deixar toalha molhada na cama, urinar na tampa da privada, deixá-la levantada, fazer bagunça, espalhar as coisas,criticar, reclamar, se auto-exaltar, beber demais, comer cebola, esquecer datas de aniversário, roncar, etc....
Não existe conserto. A solução é ir trocando até que se ache a fórmula ideal, recentes pesquisas informam que ainda não foi INVENTADA; mas não custa tentar.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amor e outras drogas


Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um sedutor incorrigível do tipo que perde a conta do número de mulheres com quem já transou. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos, por ter seduzido uma das funcionárias, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar adiante por causa de sua doença.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tradução de Provérbios e Ditos Populares - II

Provérbio ou dito: Caga no pau
Significado: Cometer uma grande besteira, estragar tudo.
Histórico: Esta é simples e completamente escatológica. Acontece (principalmente e raramente) com as relações homossexuais. Ou mesmo entre um homem e uma mulher. É o máximo de desrespeito "caga no pau" de quem se ama. Mas dizem que há quem goste.

Provérbio ou dito: Cão que ladra não morde
Significado: Quem fala muito, ameaça alguém, grita, geralmente não faz nada.
Histórico: Em primeiro lugar, trata-se de uma mentira deslavada. Nunca vi um cachorro morder alguém antes de dar umas mordidinhas. Mas parece-me que a frase foi colocada para o lançamento mundial do filme Lassie. Que, diga-se de passagem, era cachorro, e, além disso, era babaca. Não latia, não mordia, era uma santa. E o garotinho que acompanhava tinha cara de baitola mirim. Falcão, o compositor fez uma bela tradução: "the dog au au, not nhoc nhoc"

Provérbio ou dito: Cara de quem comeu e não gostou
Significado: Pessoa irritada, um tanto quanto contrariada.
Histórico: Quem conta a história é o conselheiro Zacarias de Goês e Viscondes. A princesa napolitana Teresa Maria Cristina de Bouborn foi apresentada a Dom Pedro II através de um desenho, onde caprichou paca, pois ela era muito feia. Quando ela desembarcou no Brasil foi uma decepção. Depois da noite de núpcias, Goês e Vasconcelos teriam sussurrado a outros assessores: “O imperador tá com “cara de quem comeu e não gostou”“.

Provérbio ou dito: Coçar o saco
Significado: Ficar o tempo todo sem fazer nada, "coçando (o próprio) o saco".
Histórico: Consta que o primeiro a coçar o saco foi Adão, na falta do que fazer no Paraíso. Quando se viu sozinho pediu a Deus uma companheira, porque já estava com o saco cheio de tanto coçar. Com Eva tornou-se muito mais gostoso. Dizem que Eva "coçava o saco" dele como ninguém. Quando Deus percebeu essa coçagem interminável, expulsou os dois do Paraíso.

Provérbio ou dito: Com a faca e o queijo na mão
Significado: Estar com tudo para dar certo
Histórico: Expressão mineira citada por Mário Palmério, em Chapadão do Bugre, quando o personagem pegue sua mulher na cama com outro homem: "E ali estavam os dois. Ela, dorso nu estendido na cama, oferecendo o 'queijo'. Ele, em pé, com a 'faca' na mão".

Provérbio ou dito: Comer o pão que o diabo amassou
Significado: Sofrer muito
Histórico: Jesus foi a tal festa, multiplicou os pães e transformou água em vinho. O homem é era fera mesmo! Mas havia diabos infiltrados no casamento e, depois de encherem a cuca de vinho e como Jesus já havia se retirado (levemente embriagado), amassaram todos os pães que encontraram pela frente. A partir desse momento muita gente passou a comer o "pão que o diabo amassou". Inclusive a noiva sofrendo como só as noivas devem sofrer.

Provérbio ou dito: Cu pra conferir
Significado: Uma confusão que vai ser muito difícil de resolver e se explicar
Histórico: Expressão mineira do ciclo do ouro. Todo dia, depois do garimpo do ouro, tinha a hora de pôr o cú para conferir. Os feitores enfiavam a mão do ânus de todos os escravos pra ver se eles não tinham escondido nada lá. E, quando achavam alguma coisa era uma situação muito difícil de explicar, era, realmente, um "cu pra conferir".
trazem.

Crônicas do Amor

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.
Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?
Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.
Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?
Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.
É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.
Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim.
Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!
Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa. (Arnaldo Jabor )

domingo, 12 de agosto de 2012

Ser pai

Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas.
Mas ficar feliz caso e quando cheguem.
É saber fazer o necessário por cima e por dentro
da incompreensão.
É aprender a tolerância com os demais e
exercitar a dura intolerância (mas compreensão)
com os próprios erros.
Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar.
É contentar-se em ser reserva, coadjuvante,
deixado para depois.
Mas jamais falar no momento preciso.
É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto
para a morte.
É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho,
fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá
de viver para compreender e enfrentar.
Ser pai é aprender a ser contestado
mesmo quando no auge da lucidez.
É esperar.
É saber que experiência só adianta para quem a tem,
e só se tem vivendo.
Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem
pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem
que percebam, para que consigam descobrir
os próprios caminhos.
Ser pai é saber e calar.
Fazer e guardar.
Dizer e não insistir.
Falar e dizer.
Dosar e controlar-se.
Dirigir sem demonstrar.
É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia,
jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.
Ser pai é ser bom sem ser fraco.
É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição,
o seu lado fraco, desvalido e órfão.
Ser pai é aprender a ser ultrapassado,
mesmo lutando para se renovar.
É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher,
ainda que não seja em vida.
Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão.
Mas ir às lágrimas quando chegam.
Ser paié saber ir-se apagando à medida em que mais nítido
se faz na personalidade do filho,sempre como influência,
jamais como imposição.
É saber ser herói na infância, exemplo na juventude
e amizade na idade adulta do filho.
É saber brincar e zangar-se.
É formar sem modelar, ajudar sem cobrar,
ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.
Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo,
atraso mental, inveja,projeção de sentimentos negativos,
ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder
com capacidade de prosseguir sem ofender;
de insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte,
mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma,
pacificação.
Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio.
O máximo de convivência no máximo de solidão.
É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho
a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver.
É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno,
por tudo haver feito para deixar de ser importante. ( Arthur da Távola )

sábado, 11 de agosto de 2012

A Lógica De!

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

terça-feira, 7 de agosto de 2012


"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência... Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um..."

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tradução de Provérbios e Ditos Populares - I


Estão aqui a tradução de alguns muitos provérbios e ditos populares. Muitos são verdadeiros, alguns são mentirosos. Você pode concordar ou discorda, a escolha é sua...
Como eram realmente muitos, os separei por ordem alfabética, confira:
Significado: Segundo o mestre Aurélio, Pica pode significar lança amiga, pênis ou injeção (em Portugal). O resto é só você maliciar que descobrirá rapidinho o significado...
Histórico: Esta frase entrou na história por ser o primeiro título de um samba brasileiro censurado. Era de Vadico e Noel Rosa. Depois da proibição eles tentaram mudar o nome para "Amor que pica fica", mas não teve jeito.

Provérbio ou dito: Águas Passadas não movem moinhos
Significado: O que passou passou bola pra frente
Histórico: A frase é de Cervantes, no capítulo VI de sua obra máxima, Dom Quixote de La Mancha. Foi dito pelo seu fiel escudeiro Sancho Panza, que insistia em mover um moinho com a própria urina. Como todos sabem, Sancho tinha uma incontinência urinária. Mas mesmo assim, era impossível. Depois de várias tentativas, Dom Quixote tentou mover o moinho com a própria espada, em célebre cena. Não deu em nada. E ele escreveu: "Vamos embora, isso não vai dar em nada...". Outra fonte diz que a origem da expressão seria holandesa, mas não há registros escritos.

Provérbio ou dito: Apressado come cru
Significado: Nem sempre fazer as coisas apressadamente dá bom resultado, pelo contrário.
Histórico: Na verdade, quando a expressão surgiu no Brasil (meados de XIX) não era bem cru, tire o R e terá a expressão original. Na época as pessoas não tinham nem carro, nem motéis faziam amor de pé, na rua mesmo. E, na pressa, nem sempre acertavam o buraco certo...

Provérbio ou dito: Atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher
Significado: Todo homem de sucesso tem sempre uma mulher que o estimula
Histórico: Esta é bíblica. Quando Davi (pequeno, franzino) desafiou Golias (o gigante) para salvar o seu país foi que surgiu a expressão. Consta que Davi tinha uma mulher imensa e feroz. Dizem até que batia nele. Tinha 2,02 metros e uns 190 quilos. Quando foi acontecer o duelo, ela teria dito a ele: "Se ele te matar eu corto os seus colchões". Davi então se encheu de coragem e venceu Golias na base da pedrada. Dizem até que alguns anos depois ele teria se separado dela e casado com um jovem pastor inglês que o chamava de Déividi. Mas isso é só boato, e nada foi provado.

Provérbio ou dito: Bons ventos o trazem
Significado: Seja bem-vindo. Normalmente quando a pessoa não é esperada
Histórico: "Bons ventos o trazem". Foi esta a salvação do então prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro) a Alberto Santos Dumont quando ele desembarcou no Brasil, depois de voar na França com o "mais pesado que o ar", em 1906. No que Santo Dumont teria retrucado: "Mas eu vim de vapor, senhor prefeito!".

Provérbio ou dito: Cair de quatro
Significado: Ter uma surpresa muito grande
Histórico: Não tenho nenhuma fonte histórica que comprove, mas parece que foi o que aconteceu com Napoleão Bonaparte, em Waterloo, em 1814. Foi uma grande surpresa. Daí outra expressão que é dita quando alguém se agacha: "Foi assim que Napoleão perdeu a guerra". Sei não...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Psicologia de Grupo


 O indivíduo num grupo está sujeito, através da influência deste, ao que com frequência constitui uma profunda alteração na sua atividade mental. A sua submissão à emoção torna-se extraordinariamente intensificada, enquanto que a sua capacidade intelectual é acentuadamente reduzida, com ambos os processos evidentemente dirigindo-se para uma aproximação com os outros indivíduos do grupo; e esse resultado só pode ser alcançado pela remoção daquelas inibições aos instintos que são peculiares a cada indivíduo, e pela resignação deste àquelas expressões de inclinações que são especialmente suas. Aprendemos que essas consequências, amiúde importunas, são, até certo ponto pelo menos, evitadas por uma «organização» superior do grupo, mas isto não contradiz o fato fundamental da psicologia de grupo: as duas teses relativas à intensificação das emoções e à inibição do intelecto nos grupos primitivos. 

Sigmund Freud, in 'Psicologia das Massas e a Análise do Eu’
.