terça-feira, 15 de maio de 2018

POR QUE AS DUNAS CANTAM?

As dunas cantantes são um fenômeno sonoro natural que pode atingir até 105 decibéis e ocorre em cerca de 30 desertos do mundo. Mas porque e como acontece este fenômeno?
A emissão de som das dunas continua a despertar receio e curiosidade. Os cientistas ainda não encontraram uma explicação para o fenômeno, no entanto acredita-se que o som surge quando os grãos de areia soltos e do mesmo tamanho deslizam, em avalanche, sobre uma camada inferior mais dura e úmida.
Estas dunas têm uma inclinação de cerca de 35°, o que faz com que formem uma cavidade natural, com contornos suaves que ao serem moldados pelo vento, funcionam como uma placa de som.
As camadas de areia comportam-se como se de violinos se tratassem, isto é, as partículas secas vibram como cordas, enquanto a camada mais dura fortalece o som, tal como acontece com o corpo de um instrumento. A dimensão dos grãos e a profundidade da areia solta controlam a nota que emitem.
As dunas cantantes produzem notas musicais – Mi, Fá e Sol – que podem chegar aos 105 decibéis e ter frequências entre 56 e 110 hertz, com uma duração máxima de 15 minutos. No entanto a sua frequência varia, dependendo da dimensão dos grãos de areia, bem como da sua umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário